segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Estocolmo e Copenhaga

Nestas férias de Verão tive a oportunidade de ir ao norte da Europa pela primeira vez. Estocolmo e Copenhaga estavam nos planos há já algum tempo mas só agora tive essa possibilidade.

Começamos (eu e a Sara), a viagem em Madrid, num fim-de-semana, em que aproveitei para matar saudades dos amigos, e dos sítios que me dizem tanto. De lá partimos para a Suécia, exatamente à mesma hora da final do Mundial, só reparamos que não a íamos conseguir ver dias depois de marcarmos a viagem. Vá lá que não perdemos grande espetáculo. 

Estocolmo é uma cidade muito bonita e organizada mas o tempo cinzento estragou um pouco a nossa estadia. O tempo cinzento, os chuviscos, e algumas obras que se estão a fazer na cidade. Mas no geral gostei muito da cidade, todas as suas "ilhas" são muito bonitas. Passeamos pela cidade à descoberta, e visitamos alguns museus.

Quanto a Copenhaga, estou apaixonada. Tenho-me lembrado constantemente da cidade. Gostei do ambiente, jovem e descontraído, dos jardins, das praças, das esplanadas cheias de gente. Não é natural pensarmos assim nos nórdicos, achamos normalmente que são frios, mas não foi com essa ideia que fiquei. (Mas claro, fiquei lá pouco tempo.)

Claro que o sol, os dias de verão mais quentes, também ajudaram a construir esta imagem da cidade, sabemos que este tempo faz as pessoas saírem das suas casas, e sem dúvida que isso se nota mais numa cidade que durante o ano é gelada. 

Estou convencida que voltarei a Copenhaga algum dia.

Beijinhos

















































Lisboa

Lisboa. A cada dia me fascina mais a magia da nossa capital. Se quando era miúda não entendia o que queriam dizer com a "a luz de Lisboa", agora entendo-a mais que nunca. Lisboa tem de facto esse brilho.

A cidade está viva, tem ambiente, tem cultura, com eventos para todos os gostos e carteiras, tem História, tem miradouros, tem passeios à beira rio ou à beira-mar..

Becos e bairros repletos de gente boa e de tantos turistas que mal chegam se apaixonam pelas suas fachadas, pelas suas cores e pelas as suas fabulosas vistas. Do fado como plano de fundo de um qualquer passeio ao final da tarde pelo Chiado, passando pelos pastéis nos Jerónimos... Ao copo de vinho numa esplanada com vista para o Tejo, Lisboa tem planos para todos.

Aqui vos mostro o roteiro especial do meu amigo Francisco Mortágua para 5 dias em Lisboa: