Um mês em São Paulo. O andamento desta cidade é alucinante. O tempo aqui voa. Quando damos conta é sexta-feira. E assim sucessivamente. Os dias fogem-nos. Será que é porque nesta cidade caótica demoramos muito para fazer cada coisa? E as horas e os dias passam num estalar de dedos?! Não sei, não sei explicar, mas ao mesmo tempo parece que estou aqui há muito mais tempo do que um mês. Já fiz e já conheci tantas coisas.
Não sei, só sei que estou apaixonada por este movimento, por este ritmo, por esta confusão. Há uns anos dizia que não me imaginava a morar numa cidade grande, precisamente por estes motivos. E afinal aqui estou eu, não numa cidade grande, mas num mundo. São Paulo, é a sexta cidade mais populosa do mundo. Aqui as filas de trânsito que não têm fim, o ónibus demora muito a chegar a qualquer sítio e o metro poderia ser tão, tão melhor. O ónibus já vai ter melhorias na extensão que percorre, mais faixas exclusivas, mas o metro poderia ser muito mais útil. Infelizmente ainda não é. Ainda há muito para fazer, nesta cidade dinâmica, de negócios e trabalhadora. Ainda há muito para fazer no Brasil. Mas isso seria outra conversa, e que conversa.
Além de ser uma das mais populosas cidades do mundo, São Paulo é também uma das mais feias. No entanto, tem cultura espalhada por toda a cidade, a céu aberto, nos museus, amostras, exposições, teatros, e celebram-se aqui inúmeros eventos culturais, como a Bienal de SP ou a Virada Cultural. São Paulo é fortemente influenciada pelos diversos grupos de imigrantes que cá se estabeleceram, desde italianos (a pizza cá é provavelmente melhor que em Itália:p),a japoneses, etc. Também a marca portuguesa está bem presente, tal como no Rio de Janeiro.
Tem algumas zonas bonitas, principalmente os parques e os jardins, mas no fundo é uma enorme selva de pedra. A vista do restaurante/ bar do Terraço Itália, é aquela que mostra realmente a imensidão da cidade, os prédios amontoados. De lá é fácil compreender como vivem em São Paulo (capital) mais de dez milhões de pessoas, em São Paulo zona metropolitana , são mais de vinte.
Mas é uma selva de pedra apaixonante. Lojas, bares, botecos, casas de show, cafés e restaurantes não faltam, uns acessíveis outros nem por isso. É preciso saber escolher, porque há muitos programas low cost na cidade.
Estou a tentar ficar por cá mais algum tempo, ainda que tal como diz quem cá vive, SP é cidade para dois, três anos. A ver se há sorte, se não, a vida é uma viagem....
A minha ideia da cidade é um pouco generalizada, com a do grupo de portugueses que conheço cá. Gostar de SP é algo que não é possível explicar. Gosta-se e pronto.
São Paulo
Parque do Ibirapuera
Terraço Itália
Museu de Imagem e Som
Bons jantares caseiros
A Ponte de Morumbi
Por toda a cidade há obras destas.
Niemeyer
;)
Avenida Paulista
A Selva
A Selva á noite
Amostra de Fotografia
MASP - Museu de Arte de SP
Metrôôô
Bienal- entrada grátis
Karl Lagerfeld (expo grátis)
O Parque mais uma vez
A conhecer uma praia próxima: Praia de Maresias
Mercadinhos
Praia de Maresias
Praia de Maresias
Carolina Carol
Maresias
Tugas na Praia de Maresias
Sunset
Sucos
Sunset
Maresias
Deixo-vos uma música de CRIOLO, naturais de SP:
Será que não?!
Beijinhos, não me cheira a Natal ainda, há decorações por todo o lado, mas isto é muito estranho com 30 graus! *
Essa música é fantástica!
ResponderEliminarobrigada querido Miguel! E obrigada pelos elogios pessoais ao post e as fotografias ;)
EliminarGostei muito Ritinha!!! Um grande beijinho e muita, muita sorte!! Mereces!
ResponderEliminarObrigada meu amor :D *
Eliminar