quinta-feira, 21 de novembro de 2013

E depois do Adeus: Provavelmente a melhor série portuguesa que já vi

"Depois do Adeus" transmitida este ano pela RTP foi provavelmente a série portuguesa que mais gostei de ver. Um retrato-pelo que me dizem os mais velhos-fiel do que foi o período pós 25 de Abril. Período que foi tudo, menos ficção. Pelo que me dizem também, foi tudo levado ao pormenor, as características das casas, o guarda-roupa, os pormenores das montagens com Luanda e Lisboa..... Já para não falar da banda-sonora, repleta de clássicos.

Também como ajuda ao meu trabalho final do Máster, vi a série durante o mês de Julho. Deixei que acabasse na televisão para assim poder ver á vontade e ter todos os episódios disponíveis. Não tem muitos capítulos, mas devorei a série em apenas alguns dias.

Sou mesmo suspeita para falar dela, porque de fato gosto da História de Portugal, e em especial do 25 de Abril. Perdoem-me os mais velhos, mas acho que gostava de ter vivido um pouco daquela época revolucionária, da que transformou o caminho que nos levou aos dias de hoje. O PREC, a iminência de uma guerra civil, tempos difíceis...mas que pelo menos por um dia gostava de ter vivido.

A série retrata a ponte aérea de Luanda a Lisboa, o inicio da guerra civil angolana, os problemas sociais nascidos desta vinda dos "retornados" para a "metrópole", o PREC,  até ao período de estabilidade e de eleições de 76. Também engraçadas são as montagens das personagens, na campanha de Ramalho Eanes.

Enfim, mesmo os não apaixonados, como eu, da história de Portugal e de coisas antigas, acho que iriam gostar da série. Participam actores da nossa geração, como a Catarina Wallenstein, Tomás Alves, Sara Salgado, Joana de Verona, ou Rodrigo Saraiva. Ainda está disponível no site da RTP.Na sequência irá começar em breve "Filhos do Rock" versão músical desta época da vida portuguesa, com Ivo Canelas, Madalena Brandão, entre outros.













Sem comentários:

Enviar um comentário